segunda-feira, 6 de abril de 2009

Atividade - Grupo Impressionismo

Narração: Meus Amores


Houve um tempo em que eu não sabia que existia o amor, para mim nada fazia sentido.
Meu coração parecia vazio diante de tanta tristeza. Procurava em todo lugar, mas minha busca era em vão tentei me matar diante dessa desilusão. Me entregava de corpo e alma, vendando os olhos para não sofrer. Até então não conhecia o amor.
Perguntava a Deus quando encontraria o meu verdadeiro amor? Foi quando o tempo, "o senhor da rasão", me deu a resposta que tanto esperava, a solução para minha depressão.
Presenteada por Deus tive dois lindos anjos: um casal de filhos que tanto sonhei e que hoje me fazem a mulher mais freliz da face da terra!

Aprendi que o amor não se adquire, mas ele nasce de dentro da gente.

O texto conta a história de uma mulher, em primeira pessoa. Está presente na sua formação uma ordem cronológica, EM QUE podemos perceber claramente os três tempos (passado, presente e futuro) que caraterizam uma narração.

Descrição: Retrato de Mônica


Mônica é uma pessoa tão extraordinária que consegue simultaneamente: ser boa mãe de família, ser chiquíssima, ser dirigente da "Liga Internacional das Mulheres Inúteis", ajudar o marido nos negócios, fazer ginástica todas as manhãs, ser pontual, ter imensos amigos, dar muitos jantares, ir a muitos jantares, não fumar, não envelhecer, gostar de toda gente, toda gente gostar dela, coleccionar colheres do século XVII, jogar golfe, deitar-se tarde, levantar-se cedo, comer iogurte, fazer ioga, gostar de pintura abstrata, ser sócia de todas as sociedades musicais, estar sempre divertida, ser um belo exemplo de virtudes, ter muito sucesso e ser muito séria.
Tenho conhecido na vida muitas pessoas parecidas com a Mônica. Mas são só a sua caricatura. Esquecem-se sempre do ioga ou da pintura abstrata.
Por trás de tudo isto há um trabalho severo e sem tréguas e uma disciplina rigorosa e contente. Pode-se dizer que Mónica trabalha de sol a sol.
De fato, para conquistar todo o sucesso e todos os gloriosos bens que possui, Mônica teve de renunciar a três coisas: à poesia, ao amor e à santidade.

Esse texto contém algumas características narrativas, mas em sua maior parte ele está interessado em descrever Mônica (;) (VÍRGULA) contando como ela é, o que ela faz, enfim, nos apresentando a personagem. POR MEIO desses elementos, é construído então um texto descritivo.

Dissertação: O conceito de adolescência

Embora o conceito de adolescência seja relativamente recente na história da civilização (Ariès, 1962), a noção de adolescência tem suas raízes na Grécia Antiga. Aristóteles considerou os adolescentes como:
"Apaixonados, irascíveis, capazes de serem arrebatados por seus impulsos, ...[ainda que tenham] altas aspirações...Se o jovem comete uma falta é sempre no lado do excesso e do exagero, uma vez que eles levam todas as coisas longe demais"(Kiell, 1964, pp. 18-19).
A partir dessas observações, pode-se afirmar que vinculada à idéia adolescente encontramos o estilo adolescente, que pode ser resumido em: preparação, vir a ser, crescimento e dor.

O texto contém características narrativas e descritivas, mas sua função principal é defender uma idéia sobre a adolescência. Por fim, o texto tenta nos convencer de que toda a sua mensagem é válida, nos fazendo acreditar nos argumentos utilizados.

Grupo: Douglas, Felipe S Oliveira, Gisele, Raquel e Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário