segunda-feira, 6 de abril de 2009

Grupo Renascentismo - Narração, Descrição e Dissertação

Texto narrativo:

A nave se prepara para pousar. Da escotilha enxerga-se o solo arenoso e acidentado da Lua. É dia. O Sol brilha, intenso e dourado, como você o vê aqui da Terra, só que cercado de estrelas, num céu completamente negro. É que na Lua não existe atmosfera e, sem atmosfera, não tem os gases que, espalhando a luz solar, nos dão a ilusão de que o céu é azul. Na Lua, o firmamento é sempre escuro. A nave se aproxima ainda mais. Dá para ver, lá em baixo, jipes e robôs que zanzam pelas colinas. Homens vestindo macacões super-refrigerados e capacetes com oxigênio caminham pela planície como que em câmera lenta. É que lá a gravidade é uma lei mais fraca, mal corresponde a um sexto da gravidade que nos prende à Terra. O foguete pousa suavemente. Os passageiros se preparam para desembarcar. Colocam suas roupas com proteção térmica. Fora da cúpula protetora da primeira colônia terráquea, a temperatura atinge esturricantes 123 gruas Celsius.

Fonte:

http://www.pucrs.br/gpt/textos.php

Justificativa:

Trata-se de um texto narrativo, pois encontramos neste texto a estrutura base dos textos de narração. Temos a apresentação, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. Logo no inicio do temos uma apresentação da cena onde o autor descreve a o ambiente, em seguida há o desenvolvimento do texto onde o autor descreve sua visão da cena e os personagens, depois o autor chega ao clímax do texto e da o desfecho da historia.





Texto descritivo:

Vamos ver. Bom, a sala tem forma de ele, apesar de não ser grande, né, dá dois ambientes perfeitamente separados. O primeiro ambiente da sala de estar tem um sofá forrado de couro, uma forração verde, as almofadas verdes, ladeado com duas mesinhas de mármore, abajur, um quadro, reprodução de Van Gogh. Em frente tem uma mesinha de mármore e em frente a esta mesa e, portanto defronte do sofá tem um estrado com almofadas areia, o aparelho de som, um baú preto. À esquerda desse estrado há uma televisão enorme, horrorosa, depois há em frente à televisão duas poltroninhas vermelhas de jacarandá e aí termina o primeiro ambiente. Depois então no outro, no alongamento da sala há uma mesa grande com seis cadeiras com um abajur em cima, um abajur vermelho. A sala é toda pintadinha de branco ..."

Fonte:

http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/

Explicação:

Trata-se de um texto descritivo por que o autor nos da à visão detalhada do ambiente, nos prendendo a pequenos detalhes nos passando informações que nos da à possibilidade de construir uma imagem verbal daquilo o qual se esta descrevendo.



Texto Dissertativo:

A posição social da mulher de hoje
Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas.
Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços.
Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial.
Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.


Fonte:

http://www.graudez.com.br/redacao/ch05.html#dis-exemplo

Explicação:

O texto é tem caráter dissertativo porque ele apresenta idéias com base em fatos e dados. Ele tem como objetivo expressar o ponto de vista do autor sobre o assunto discutido, mostrar o desenvolvimento do raciocínio, sua argumentação e sua explicação alem da defesa de suas idéias.






Alunos:

Santiago Alves Martins

Mario Junio

Giovanni Keppelen

Gabriela Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário