terça-feira, 7 de abril de 2009

TEXTOS DESCRITIVOS E DISSERTATIVOS

Texto Descritivo
A caracteristica do texto descritivo é apresentar ao leitor, conforme o autor julgar importante, aspectos de um personagem, um lugar, um objeto. Neste modo podemos transformar o não-verbal,como as emoções, o olfato, tato, paladar em uma linguagem verbal. Tem também a finalidade de ambientar a história mostrando cenário, como acontece no texto de Monteiro Lobato apresentado abaixo:



A CASA DA FAZENDA
(Monteiro Lobato)
"Era um casarão clássico das antigas casas negreiras. Assobradado, erguia-se
em alicerces o muramento, de pedra até meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique.
Esteios de cabriúva entremostravam-se, picados a enxó, nos trechos donde se
esboroara o reboco. Janelas e portas em arco, de bandeiras em pandarecos. Pelos
interstícios da pedra, amoitavam-se samambaias, fases de noruega, avenquinhas
raquíticas. Num cunhal, crescia anosa figueira, enlaçando as pedras na terrível
cordoalha tentacular. À porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e
parapeito esborcinado."
(Foto da Fazenda onde morou o escritor - fonte: viageiro.com)

Texto Dissertativo
O texto dissertativo é um recurso utilizado para explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, essa modalidade textual pertence ao grupo dos textos expositivos,que fazem parte desta classe os textos de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico.

CULTURA E IDEOLOGIA:
A MÍDIA REVELANDO ESTEREÓTIPOS RACIAIS E DE GÊNERO
“Todos os dias quando ligamos a televisão, nosso espaço privado é invadido por uma série de programas de auditório, noticiários, novelas e filmes. No geral, escolhemos o programa que queremos ver. Se um filme não agrada, por exemplo, pressionamos o botão do controle remoto e transformamos as imagens que não nos agradam, ou não nos interessam, em algo, no mínimo, aceitável. Mas será que o mesmo ocorre com as propagandas que intercalam o programa escolhido por nós? Na maioria das vezes, provavelmente não. Afinal, as propagandas duram 30 segundos cada. Suas imagens passam quase que desapercebidas pela nossa consciência, ou seja, as pessoas não costumam parar para prestar atenção ao seu conteúdo da mesma forma que prestam atenção a algo específico de seu interesse (como uma novela, ou um noticiário). Elas podem servir como um "descanso" para nossa mente e, ao voltarmos a assistir o programa "escolhido" por nós, temos a atenção revigorada. Mais do que isso, como lembra Barthes (1989), as imagens intencionais transmitidas pelos meios de comunicação são consumidas inocentemente1 pelo público, que não as vê como sistemas de valores, mas como fatos dados, um processo natural.“ (...)


ROSO, Adriane et al . Cultura e ideologia: a mídia revelando estereótipos raciais de gênero. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 14, n. 2, dez. 2002 . Disponível em . acessos em06 abr. 2009. doi: 10.1590/S0102-71822002000200005.

Componentes:

Felipe Nunes

Marco Aurélio

Paulo Kubis

Pedro Dobbin

Osvaldo Pires

FALTOU FALAR DO TEXTO NARRATIVO.

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