segunda-feira, 6 de abril de 2009

Texto Narração, Dissertação e Descrição:






O ensaio "Einstein e o Cubismo: Ciência e Arte" tem um caráter técnico. Trata-se de mostrar que a relação espaço-tempo própria da teoria da relatividade não corresponde ao desmembramento do objeto e à superposição de planos na construção da imagem realizados no cubismo. A tese desse ensaio poderia encontrar a seguinte formulação: o cubismo não é uma ilustração da teoria da relatividade ou, ainda, não é a figuração da quarta dimensão. Cada qual em seu âmbito, Picasso e Einstein realizaram projetos autônomos. "Ao rejeitar a perspectiva matemática da arte renascentista, Braque e Picasso não estavam tentando substituí-la por outro sistema perspectivo que representasse uma forma diferente do espaço real ou imaginário."Schapiro chama a atenção para o seguinte fato: enquanto a teoria de Einstein estabelece uma nova correlação entre espaço-tempo no Universo, a fragmentação do objeto no cubismo ainda parte de uma realidade vista a partir de três dimensões, o que na verdade reafirma a natureza bidimensional -e espacial- da representação pictórica.A reflexão de Schapiro na condução de sua argumentação está sempre referida a uma cerrada análise de obras. Nada é afirmado que não possa ser constatado em determinada pintura, desenho, esboço ou escultura. Essa prática confere às suas interpretações notável consistência crítica. O leitor, mesmo que de início reticente (em particular quanto à tese relativa ao reconhecimento de unidade na obra de Picasso), aos poucos, por força da constatação das afirmações na obra, acaba por ceder à sua argumentação. Ou, ao menos, por tomá-la como razoável.


Victor Knoll
(professor de estética do departamento de filosofia da USP)



Justificativa: O texto é considerado dissertativo, pois o autor está interpretando a sua opinião sobre dois assuntos (ponto final) POR MEIO DE ARGUMENTOS, fatos históricos SÃO A BASE DE DISCUSSÃO DE AMBOS.

Exemplificar: "O leitor, mesmo que de início reticente (em particular quanto à tese relativa ao reconhecimento de unidade na obra de Picasso), aos poucos, por força da constatação das afirmações na obra, acaba por ceder à sua argumentação. Ou, ao menos, por tomá-la como razoável."

Referência: http://www.cosacnaify.com.br/loja/resenhas.asp?codigo_produto=239&language=pt


Israel Bezerra - israelbezerra@hotmail.com




Movimento Cubista


Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.

JUSTIFICATIVA---Este texto é narrativo por contar a trajetória do movimento cubista
Como por exemplo, o seu surgimento no século XX e por citar suas principais características como suas formas geométricas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros.



Guilherme Carmo: guiwash777@gmail.com

AQUI, VÊ-SE INFORMAÇÕES COMPONDO UMA IDEIA CLARA DO QUE É O MOVIMENTO CUBISTA. ASSIM, DISSERTA-SE SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO DE ACORDO COM CERTOS PARÂMETROS. NÃO REPRESENTA UM EXEMPLO NARRATIVO E, SIM, DISSERTATIVO.

Exemplo de texto descritivo

Lembro da primeira vez que fui ao baile, imaginava apenas luzes, pessoas dançando, música alta. Mas tudo era diferente, não, melhores. Logo na entrada percebi várias cores e pessoas que saudavam a todos com um sorriso tão mágico, que transformava todos que entravam, desde aqueles que estavam apenas vestindo fantasias e maquiagens coloridas até os curiosos e novatos (como eu ). O salão não tinha luzes coloridas ou paredes luxuosas com estatueta, era simples, não precisava de desenhos ou símbolos, as paredes emolduravam a alegria, os sorrisos. Nunca mais me esquecerei de tanta simplicidade, as pessoas ao meu redor estavam tão exuberante, todos, sem exceção, tinham um brilho nos olhos que não havia como eu ficar parada ou me sentir tímida. Depois da entrada principal, do qual tive acesso panorâmico do salão, tão logo, fui arrastada por uma multidão e sem perceber, estava no centro do salão, todos cantando com tanta vivacidade, pulavam de qualquer jeito, os passos não existiam, só ser feliz de qualquer forma era a lei.

Por Nayara guerra
publicado no site http://www.paratexto.com.br/

No texto a autora se preocupa em mostrar com riqueza vários detalhes de um baile onde teria participado (PONTO FINAL) Um exemplo USADO PELA AUTORA É O TRECHO "Logo na entrada percebi várias cores e pessoas que saudavam a todos com um sorriso tão mágico". ESSA maneira com que o texto foi elaborado o torna umA PRODUÇÃO descritivA.

Diogo ferreira Mendes - diogofm01@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário