segunda-feira, 23 de março de 2009

O Renascimento


O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. A figura é associada ao antropocentrismo, o homem como centro do Universo.


O renascimento é a quebra de mil anos de acorrentamento. Pensar já não é mais pecado!

Entre fins do século XIII e meados do século XVII (VÍRGULA) a Europa passou por um período de diversas transformações EM múltiplas áreas da vida humana. Essas MUDANÇAS marcavam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), O RENASCIMENTO VEM PROPOR O CONTRÁRIO, OU SEJA, QUE o homem PASSE a ser o principal personagem (antropocentrismo). Era o fim do acorrentamento das idéias e do direito de questionar e buscar uma outra visão e explicação para os fatos.

No século XIII (VÍRGULA) com o surgimento das primeiras universidades (VÍRGULA) APARECERAM também os primeiros pensantes que não eram do ALTO clero da Igreja Católica. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem PASSOU a sentir sua própria valorização. Assim sendo, o homem não mais temia questionar a Igreja, visto que, na Idade Média (VÍRGULA) isso seria classificado como heresia (PONTO FINAL) AFINAL, questionar a Igreja era o mesmo que questionar diretamente a Deus.

A aproximação do Renascimento com a burguesia fez crescer a notória classe artística italiana, muitas famílias de comerciantes apoiaram o movimento e o estudo das obras e dos estudos renascentistas. Com isso, a Igreja Católica nessa época estava decadente e fraca. PARÁGRAFO TÁ BEM SOLTO. COMO O TEXTO ESTÁ UM POUCO GRANDE, SUGIRO CORTÁ-LO.

Pode HÍFEN se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor caracteriza o Renascimento no sentido humanista. As figuras humanas eram destacadas em perspectiva e em proporção geométricas. Michel Soucault (VÍRGULA) pensador do século 20, dizia que conhecer a natureza é conhecer o homem. O saber é poder. O QUE ELE TEM A VER COM O RENASCIMENTO E, AINDA MAIS, COM O CONTEÚDO DA PRIMEIRA FRASE DO PARÁGRAFO? AQUI ESTÁ OUTRO PARÁGRAFO QUE SUGIRO QUE SEJA RETIRADO.

O artista Renascentista tinha como ideologia a ruptura cultura com a tradição medieval. Sua ideologia moral tinha como objetivo criar seres humanos livres e civilizados, cidadãos.

Os traços principais da arte renascentista são imitações das formas clássicas greco-romanas, e a preocupação da vida profana, do humanismo e do individuo.

O Renascimento traz como principais características o florescimento das artes, e um vigoroso despertar de todas as formas de pensamento. A redescoberta da antiga filosofia, da literatura, das ciências e a evolução dos métodos empíricos de conhecimento (PONTO FINAL)

Saiba mais:
http://www.colegioanchieta-ba.com.br/profs/roberto_carlos/slides/renasc.htm

http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u17.jhtm

http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html


Autores:

Santiago A. Martins
Giovanni Keppelen
Mario Junio
Raquel Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário