segunda-feira, 23 de março de 2009

Surrealismo, sonho dos sonhos!



Um movimento de manifestação livre da imaginação e expressão dos sonhos, em que a mente não exerce nenhum tipo de controle. É uma combinação do representativo, do abstrato (,) e do psicológico, dando a idéia de que a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressando o subconsciente.

O movimento surgiu em 1924, com a publicação do Manifesro Surrealista (VÍRGULA) PRODUZIDO PELO escritor francês André Breton. Influenciados pelo Dadaísmo e pela psicanálise de Freud (VÍRGULA) os surrealistas pretendiam a destruição da sociedade de sua época, dominada pela cultura burguesa (,) e criar uma nova sociedade, baseada no subconsciente e no inconsciente. AS OBRAS DESTE PERÍODO ARTÍSTICO são marcadas pela livre associação de idéias, sonhos, humor, automatismo, desprezo pela religião e pelas idéias burguesas.

Dentre os principais artistas (VÍRGULA) destacam-se os pintores Salvador Dali, que trabalhava com a distorção e justaposição de imagens conhecidas; René Magritte, que contrastava o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal do conjunto; os escritores André Breton e Paul Éluard, que montavam suas frases com palavras recortadas de revistas e jornais; e o cineasta Luis Buñuel, que (VÍRGULA) junto com Dalí (VÍRGULA) fez o primeiro filme surrealista, "O cão andaluz".


Mulher lendo e imaginando o seu subconciente POR MEIO DE tudo que se passa no livro.



Grupo: Pedro Ribeiro, João Pedro Xavier, Jonatan Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário